terça-feira, 1 de outubro de 2013

PRECONCEITO RELIGIOSO



"Wanderley, o que você acha sobre a opinião anti-fraterna do líder espírita… (eu Wanderley suprimi o nome porque isso não importa) a respeito da ignorância e atraso dos pretos-velhos?"
Meu querido amigo, opinião todos tem a sua e é nosso dever cristão respeitar o que cada um pensa. Isso, porém, não nos obriga a concordar com quem quer seja. Sou um apologista do respeito e do afeto antes de tudo. Isso não nos obriga a aceitar o que ele expôs.
Eu vou ser muito sincero com você que me perguntou: eu compreendo o referido líder. Ele pertence a outra geração de pensadores, muito lúcida por sinal, entretanto, eles estão perdendo o “bonde da história”, estão ficando no tempo. Eu o entendo e respeito. Eu não tenho nenhuma crítica para com ele.
Em verdade, a crítica que eu faço é à comunidade espírita que parece estar na sua infância, quando adota a atitude de aceitar opiniões de médiuns, líderes e organizações como a mais pura expressão da verdade. Enquanto a coletividade espírita não desenvolver sua capacidade de ter uma opinião pessoal e aprender a discordar sem amar menos, ela ficará sob a orientação de meia dúzia de pensadores eleitos como porta vozes da verdade, repetindo um dos mais velhos erros culturais da humanidade.
Eu entendo o referido líder, minha crítica não é para ele que está passando. Todos, aliás, vamos passar. Minha crítica é para o movimento espírita infantil. Se tivéssemos mais pessoas que questionassem com carinho e bom senso a opinião dos líderes, médiuns e organizações, esteja certo de que opiniões como a que ele deu sobre os pretos-velhos já teriam sido esquecidas.
Apesar e acima das diversas opiniões, os pretos-velhos continuam sendo mensageiros do bem e guias da verdade para os homens. Paz e alegria em seu coração.

Por: Wanderley Oliveira Fonte: Cantinho de Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.