sexta-feira, 25 de abril de 2014

Por que a DEPRESSÃO se instala em nossa vida?


São muitos os motivos e o primeiro deles é que viver neste planeta não é tarefa fácil.  Podemos dizer que o segundo deles está ligado aos laços afetivos, isto é, a família na qual encarnamos e sobre como será o convívio com os pais, irmãos, etc.
Na infância como sabemos, as experiências mais marcantes levamos para a vida adulta e muitas delas são desagradáveis e é justamente na nesta fase que vivemos nossos medos e fantasmas, através dos recalques.
Mas falemos de forma despretensiosa sobre a depressão vista apenas pela lente do espiritismo, que é nosso objetivo maior neste texto.
Hoje a medicina vê a depressão como doença séria que merece aprofundada investigação e tratamento com medicamentos alopáticos entre outros. 
Por que a depressão se instala em nossa vida? Ela não escolhe sexo, cor, religião nem nível social, atinge ricos e pobres, eruditos e iletrados. Pode afetar como dissemos desde criancinhas, adolescentes, adultos até os que estão na melhor idade, mas qual poderiam ser os fatores psíquicos?
Enquanto estudantes do espiritismo devemos nos lembrar que somos espíritos imortais, vivemos muitas vidas na carne justamente para evoluirmos, erramos, acertamos, contraímos dívidas e as pagamos.
Deixamos para trás as lembranças do que fomos e de como agíamos no passado, para nascermos novamente na carne e aproveitarmos as experiências físicas em mais uma nova e abençoada oportunidade.  Muitas vezes voltamos (encarnamos) no mesmo núcleo familiar do passado, ligados a espíritos com os quais temos dívidas pretéritas, alegrias, antipatias, ódios ou amores... muitos de nossos parentes consanguíneos foram em outras vidas nossos antigos obsessores, algozes, amores...
A Divina providência faz-nos esquecer momentaneamente como já sabemos, o nosso passado de alegrias ou de faltas, para novamente na carne convivermos ao lado daqueles a quem precisamos ajudar ou ressarcir.
Mas e aqueles a quem ofendemos e prejudicamos muito no passado e que deixamos “para trás” quando nascemos novamente na carne? Para o nosso azar, muitos nos reencontram na nova roupagem física, percebendo-nos a vibração e, se merecermos seus ataques e ódios, desforram cruel e covardemente atacando-nos diretamente o psiquismo ou atingindo os entes queridos para enfraquecer-nos quando não encontram em nós campo fértil para o intento maligno.
A carga energética desferida contra a vítima encarnada pode causar-lhe enfermidades de toda ordem, levar lhe à loucura, ao vício e também à uma tristeza profunda que vamos chamar aqui depressão.

O inimigo invisível (pode ser mais de um) diz impropérios às suas vítimas que lhes captam apenas as energias enfermiças. Ele enfraquece lhes o ânimo através dos ataques, dos bombardeios fluídicos de baixo padrão vibratório... Claro que estamos tratando humildemente aqui dos casos de obsessão em que a vítima oferece campo para o inimigo. Os sofredores de hoje foram os algozes de ontem! O que plantamos certamente colhemos.
A bênção do esquecimento faz-nos crer que somos inocentes diante do sofrimento que nos causam o que é uma inverdade, pois para tudo há uma explicação e como dizem os mais sábios para toda reação houve uma ação.
A melancolia pode permanecer por toda uma vida, ela pode migrar para problemas mais sérios ou ser curada, mas o que aqui queremos tratar é da tristeza profunda que é causada pela interferência nefasta de espíritos vingativos. Quando o campo para tal feito é propício, o mal se instala primeiramente na forma de ideias e imagens, depois os aconselhamentos no mal e se a mente do encarnado não é fortalecida com preces diárias, boas ações, reflexões positivas, correções morais, trabalho e estudo entre outros, fica aí o espaço que será ocupado por seres pagos para prejudicar lhes ou pelos seus reais inimigos.
As lembranças negativas são valorizadas através das ideias incutidas pelos incansáveis obsessores, nas mentes invigilantes e enfraquecidas de suas vítimas, principalmente através do sono físico, isto é, quando o encarnado deixa momentaneamente o equipo carnal para viver outras experiências como espírito, nessa hora, os vingativos ficam à espreita esperando o melhor momento para a vingança. Muitas pessoas recordam-se ao despertar no corpo de pesadelos terríveis, como por exemplo, as surras que levaram, de tentativas de sufocamento, estupros, de monstros que lhes perseguem por horas a fio. Muitos acordam suarentos, assustadiços e permanecem ao longo dos dias evitando o sono físico, o que é uma estratégia do inimigo para lhe enfraquecer mais ainda a mente através do corpo cansado e desvitalizado por causa da falta do sono físico tão necessário a nossa saúde física e psíquica.
O medo, as agruras que vive agora a vítima sem saber-lhes a verdadeira causa ou quem está por trás, a insônia, o cansaço físico, os pesadelos e o negativismo culminam na depressão. Eis aí o êxito do algoz desencarnado.
É preciso força de vontade, fé em Deus e muito trabalho positivo para livrarmo-nos desse sofrimento. O tratamento espiritual nesses casos é um bom caminho, pois contamos com o amparo dos amigos do Alto, enquanto reunimos força para desvencilharmo-nos das energias putrefatas que envolve nosso campo magnético, são pensamentos destrutivos alimentados pelos obsessores, pensamentos esses muitas vezes suicidas. São  o pessimismo e a preguiça mental que se instalaram em nossa mente, a ideia de que nada do que fizermos irá lograr êxito é uma ideia maligna implantada pelos maus espíritos para nos manter impontentes e obedientes as ordens do mal. O choro copioso, a culpa, a dor da alma, a falta de ânimo para os cuidados com o corpo e com a mente, a falta de apetite e a fuga de si mesmo, são armadilhas colocadas em nosso caminho para nos destruir. Por isso é fundamental que busquemos auxílio espiritual em ambientes sérios, a fé e a esperança devem ser as molas propulsoras. Daí vem o estudo, a reforma íntima e o olhar para dentro de si, a busca pela nossa verdadeira identidade, isto é, quem somos agora e porque somos assim.

Axé pessoal!


Letícia Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.