quarta-feira, 9 de abril de 2014

Desperta.


Quantas pessoas na Terra e mesmo no mundo espiritual estão dormindo!
Não despertaram ainda para a realidade da verdadeira Vida. Espíritos dopados pelos vícios de que ficaram escravos, tornam-se dependentes de pensamentos fixos que os torturam em pesadelos intermináveis. Existem os vícios físicos e os morais. As desordens mentais trazem o relaxamento da linguagem e condicionam a criatura a falar, pensar e mesmo escrever sobre assuntos que não correspondem aos anseios da verdade, alimentando o sono da incompreensão. 
O que viemos falar ao irmão em caminho é que desperte para Cristo, renovando os entendimentos, disciplinando os assuntos e colocando a boca a serviço do Bem e da Justiça, do Amor e da Caridade, nas direções que devem ser seguidas. O homem despertado domina as suas próprias paixões. É um cavaleiro que não esquece as rédeas, que usa as esporas no ponto exato, para não correr demais, nem caminha com passos de tartaruga.
Há pessoas que dizem o que lhes vem à mente. Isso é desconhecer os valores da razão, que funciona como filtro da alma. Venha o que vier aos nossos pensamentos, só poderemos nos expressar pela palavra depois que examinarmos as ideias, selecionando os assuntos, para que eles sirvam de instrumentos para a Verdade. Dizer o que vem à mente é desconhecer a sua própria personalidade e deixar de fazer a parte que lhe toca no aprimoramento de si mesmo.
Despertemos para os nossos deveres diante dos outros, em seqüências cada vez maiores das belezas imortais que a Natureza nos entrega. Se o corpo físico ainda é um aparelho desconhecido pelas ciências humanas, quanto mais os outros corpos sutis que servem de veículos aos espíritos! E desses, como está distante a compreensão dos homens!
É de nosso dever procurar estudar e entender a fisiologia física, porque essa é a primeira porta para que entremos no sentido de encontrar os outros aparelhos da alma e entendê-los cada qual no seu próprio comportamento, para que o espírito se expresse como tal. A sabedoria nos desvenda variados arcanos do nosso próprio universo interno.
Quem se descuida da compreensão, não sai do zero em que se encontra nos primeiros degraus da escada evolutiva. Desperta, que os céus aparecerão na tua consciência, e Deus, mais visível, comandará os teus passos na senda da Verdade. Deves ser o teu próprio médico, a tratar as tuas próprias enfermidades. As condições são boas, desde que queiras entender o que mais te serve: a Luz do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Compadece-te de ti mesmo, educando os teus pensamentos e eles, disciplinados à tua fala, acompanhar-te-ão neste teu entendimento, e a Luz se fará em torno da tua personalidade, garantindo a tua caminhada para Deus.
O Espírito que dorme ante as leis espirituais, pode-se dizer que está morto. Entretanto, não ficará morto para sempre. Algum dia despertará, ressuscitará, quando as bênçãos do Senhor penetrarem em sua consciência, pelos processos que despertam as almas.
Aí é que se dá o novo nascimento para Cristo, despertando para Deus.

Cirurgia Moral – Lancellin/João Nunes Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.