sábado, 2 de agosto de 2014

Sê sóbrio



A sobriedade é caminho de todos os iniciados. É uma arte de viver, mas viver bem consigo mesmo e, certamente, em paz com todas as criaturas. Sê comedido em tudo o que fazes, para que os teus passos sejam glorificados. Os extremos são ambientes perigosos em todas as circunstâncias. Ao escutares alguém que te endereça uma frase de que, por vezes, não gostas, lembra-te da moderação na resposta, se o silêncio não for a melhor atitude. Vê como respondes, para que não cries embaraços para os próprios pés. E quando for necessário falar a alguém, mesmo que seja com energia, não digas nada sem pensar primeiro o que vais falar. As palavras enérgicas podem ser temperadas, de modo a não ferir, mas somente despertar o companheiro para o dever. Sê sóbrio nas atitudes, para que o orgulho e a vaidade não interfiram quando falares com pessoas com quem não afines bastante.
Quando lidas com quem amas, tudo coopera para que a educação, a disciplina e o bom senso se infiltrem nas tuas conversações, e, para tanto, o prazer de agradar é outro ponto favorável no aprimoramento da tua conduta. No entanto, é razoável prevenir o coração para tratares bem, igualmente, o teu inimigo, porquanto amar a quem te ama, nada acrescenta de virtude na pauta da tua vida. São apenas trocas de boas maneiras.
Procura viver dentro da simplicidade, pois ela marca a tua conduta de Espírito sério, que deseja fazer da vida uma linha reta, onde seja aproveitado o exemplo do equilíbrio.
O homem comedido alcança mais depressa a tranquilidade e garante nos lábios um sorriso permanente, como prêmio de lutador. Se já lutaste muito, pensando em vitórias efêmeras, se ainda não encontraste o que procuras há muito tempo nos campos do mundo, não esmoreças. Existe, por excelência, uma luta maior e de melhor proveito. Larga as armas que só te deram aborrecimentos, refazer as energias gastas em demandas inconvenientes e entra para dentro de ti mesmo, com todas as forças que a vida te deu, passando a travar a batalha contra os instintos inferiores. Tu és o comandante de ti mesmo. Luta para a aquisição da harmonia no reino de teu coração, que Deus te ajudará nesta investida e Jesus te mostrará o que deves fazer para alçar a bandeira da vitória no centro da tua consciência.
Sê abstêmio nos momentos graves, porque esse modo de ser te induz para a amizade e não te deixa cair em novas tentações. Alimenta a fraternidade com todos os teus companheiros, sem esquecer os menos agraciados pela sorte física e moral, por serem todas criaturas filhas de Deus com os mesmos direitos e deveres na vida; e, de certa forma, precisamos de todos para conseguir o que não temos qualidade de gerar.

A educação nunca é excessiva nos moldes da atividade que iniciamos e a disciplina é necessária para que alcancemos a verdadeira paz interna. O ser feliz não é aquele que tem na parede inúmeros diplomas, mas o que tem no coração mais amor e maior sabedoria das coisas espirituais.
Sê sóbrio em tudo o que fazes, que a luz achará lugar em teu peito, para sempre.

“Cirurgia Moral” Lancellin/João Nunes Maia – Editora Fonte Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.