segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

LIMPAR A MENTE



Os bons costumes tornam a mente límpida e clareiam o verbo, enriquecendo-o, para que os ouvintes sejam estimulados ao exercício do bem eterno. A poluição mental turva a consciência e conturba o raciocínio, deixando a alma trôpega no vaso da carne. 
O homem civilizado não tem o costume diário de higienizar o corpo? Pois a mente, na verdade, tem grande necessidade de limpeza, tanto quanto o corpo, por ser o centro da vida que comanda toda a massa somática.

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

POR QUE SOU CHATO (A)?


O que nos move a escrever sobre tal tema é a incansável busca pelo aprimoramento pessoal. A angustiosa perseguição às más tendências, fruto da auto observação. Esse assunto é quase sempre evitado nas esferas da análise pessoal criteriosa, no campo da auto investigação e da procura pelo melhoramento psíquico. Mas isso só acontece quando espancamos o ego e afastamo-nos cada vez mais da necessidade de autodefesa procurando logo uma pseudo justificativa para nossas oscilações emocionais perniciosas, que nada mais são que frutos de nossos excessos que dão origem ao desequilíbrio psíquico, oriundo  do pouco conhecimento que temos de nós mesmos.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

CONHEÇA A TI MESMO – O MELINDRE



O tema é bastante espinhoso, pois trata-se do estudo da auto observação sobre nossas “doenças mentais”. É uma espécie de investigação de cunho íntimo, que traz-nos evidências de nossas falhas morais, fraquezas, medos, inseguranças e todo tipo de sentimento e opinião a nosso próprio respeito, mas que residem em nosso inconsciente.

É imperioso lembrar que cada um de nós sofre desse mal, uns mais outros menos. Estamos buscando tratar com simplicidade de um tema difícil que está vivo em cada um de nós, entretanto sem o peso do julgamento antifraterno.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

OS ESPÍRITOS SÃO ATRAÍDOS PELOS PENSAMENTOS AFINS...


PERGUNTA: - Na resposta à questão 553 do Livro dos Espíritos, encontra-se a seguinte afirmação: “... não há nenhuma palavra sacramental, nenhum sinal cabalístico, nenhum talismã que tenha qualquer ação sobre os espíritos, porque eles são atraídos pelo pensamento e não pelas coisas materiais”. Pedimos vossos comentários a respeito.

RAMATÍS:
- Sem dúvida, os espíritos são atraídos pelos pensamentos afins e pelos sentimentos similares. Considerai vossa habitual desconcentração mental e concluireis
que as palavras sacramentais, os mantras, os cânticos, as preces iniciais, os sinais geométricos e cabalísticos, os talismãs, as guias, as imagens pictóricas, o congá, o altar, o santo. de fé e a água fluidificada são recursos válidos para os encarnados acalmarem suas agitadas mentes, se concentrarem e conseguirem ter um fluxo de pensamento continuo e concentrado para a sintonia com os espíritos do "lado de cá".

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

COMO DEVE SER A MULHER?


Pergunta: - Como deve ser a mulher, em face dos mesmos direitos que lhe cabem na atividade humana? 

Ramatís: - Sem dúvida, a mulher deve ser nobre e atenciosa companheira do homem; o complemento amoroso de sua vivência espiritual na Terra! Infelizmente, nem todos os homens fazem jus ao tipo feminino dócil, terno e compreensivo, porque em vidas anteriores abusaram despoticamente, semeando injustiças, viciações e caprichos inferiores sobre as companheiras humilhadas! 

sábado, 6 de janeiro de 2018

A PARENTELA CARNAL



­
Quem são as pessoas que compõe o nosso grupo (consanguinidade) familiar terreno? E mesmo os adotados, trazidos para junto do seio familiar, será que os conhecemos de outros tempos? Somos nós quem escolhemos em que grupo familiar iremos reencarnar ou viver? Em quais circunstâncias se dão tantas afinidades e antipatias?
Essas e outras interrogações são uma constante em nossa vida, estamos sempre intimamente procurando entender os laços de família que tanto nos podem trazer alegrias, quanto as pesadas lágrimas de decepção e pesar. Mas será mesmo que há uma ligação antiga entre os espíritos por trás dos nascimentos no campo físico?

quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

A INFLUÊNCIA ANGÉLICA DE JESUS SOBRE MARIA



PERGUNTA: — Apreciaríamos saber se, além da elevada emotividade espiritual despertada pela presença do Espírito de Jesus e seus anjos, Maria também revelou alguns dos fenômenos peculiares às gestantes terrenas?  

RAMATíS: — Cumprindo o ciclo fisiológico da gestação do corpo de Jesus, Maria também viveu os fenômenos próprios de certas parturientes, tais como a depressão sanguínea, o incômodo respiratório e a fadiga devido à nutrição de mais uma vida em seu seio. Até os "desejos excêntricos", manifestos comumente nas gestantes, ela os revelou algumas vezes. No entanto a presença do sublime Jesus sensibilizou de tal modo o seu sistema endócrino, que Maria passou a sentir profunda repugnância por qualquer alimento carnívoro e seus derivados. O paladar apurou-se e a sua preferência era por alimentos delicados, como pãezinhos de centeio com mel de figo, sucos de frutas e de cerejas, que coincidiu do Mestre Jesus também preferir em sua vida terrena.