sexta-feira, 14 de agosto de 2015

A mente inconsciente e a reforma interna.



 

Milhares de pessoas todos os dias pelo mundo afora, começam o árduo trabalho da reforma íntima ou reforma interna. Desses milhares apenas algumas logram êxito e não é porque os indivíduos reincidem, mas porque usamos comandos mentais inadequados e o nosso inconsciente registra apenas o que reconhece. 
Por exemplo, Abel diz: “A partir de hoje não vou fumar mais”. O inconsciente escuta e o cérebro registra apenas o que compreendem por que? 
A palavra Não deixa de ter representação linguística no nosso cérebro e o que se registra é só o que vem depois dela. Então, sendo assim, a frase que Abel diz pra si mesmo  “Não vou fumar mais” terá a seguinte representação linguística em seu inconsciente: “vou fumar mais”! 
André está muito interessado em reformar-se e repete pra si mesmo a seguinte frase todos os dias: Não vou gastar dinheiro com bobagens daqui para frente.” O que o cérebro registra é: Vou gastar dinheiro com bobagens daqui para frente. 
Tamires diz pra si mesma sempre: Não quero brigar mais com meu marido.” Mas infelizmente o cérebro registra apenas o que vem depois da palavra não. 
Mas então o que fazer? Devemos falar o que queremos que nos aconteça, sempre positivamente deixando de fora a palavra NÃO.  
Abel, um dos nossos nossos personagens fictícios deveria dizer assim: Quero parar de fumar! Ou vou parar de fumar! Observem bem, estas são frases afirmativas que se repetidas com fé e confiança sempre, além de terem representação linguística em nosso cérebro, o nosso inconsciente nos obedecerá como um cão fiel.  
Não é tão fácil assim como parece, mas os resultados satisfatórios se observam através da disciplina mental e da repetição de frases positivas (afirmações), aliadas a mudança de atitude interna, somando-se a vontade criadora.  
Vejam bem, uma pessoa que hoje tem quarenta anos de idade e desde a tenra infância, ouve críticas negativas a seu próprio respeito, aprendeu a repetir as mesmas frases e infelizmente acredita nelas. Logo, temos um adulto com baixa autoestima e crenças negativas sobre si.  
Suponhamos que este adulto queira mudar a imagem que faz de si hoje, é preciso despertar e  se conhecer, ter coragem para olhar para os próprios defeitos e fraquezas e muita disciplina, pois sem ela nada acontece. 
Conheço muitas pessoas que são bem sucedidas e a maioria veio de núcleos familiares conturbados, passaram uma infância ruim, em determinado momento da vida quiseram mudar radicalmente e parar de sofrer. Me contaram estas pessoas que o principal êxito da mudança foi a  coragem que tiveram que ter para tomar a decisão acertada sobre suas vidas. Aparar uma aresta aqui, enxugar um excesso ali, jogar fora as tralhas do passado (lembranças negativas) e ter atitude! 
Coragem para mudar o rumo da própria vida (sair da zona de conforto).
Coragem para se aceitar como é.
Coragem para perdoar-se e aos outros.
Coragem para mudar-se internamente.
Coragem para enfrentar as dificuldades naturais e as barreiras criadas pela própria mente. 
Coragem para dizer NÃO na hora certa e para a pessoa certa!
Existem profissionais capacitados para auxiliar-nos, é importante detectar a causa do problema e procurar ajuda de profissionais éticos e sérios, que se prepararam bem para nos ajudar. Negociar com nossa saúde é um erro.
Mas caso o dinheiro esteja sumido dos bolsos, podemos de forma simples procurar ajuda nas leituras sérias, nos vídeos de auto ajuda e deixar que nossa mente inconsciente se adapte significativamente. Podemos também escrever frases positivas do que queremos fazer ou mudar em nós e repeti-las todos os dias para nós mesmos em segredo, pois este é um trabalho solitário. Gravar frases poderosas e escutá-las com fone de ouvidos confortavelmente num momento só nosso, utilizando poucos minutos do dia ou da noite também é interessante.    
Tem muita gente que pode pensar assim: “mas eu vou dizer isto a meu respeito, não sou assim, é mentira!”  
Não é mentira, ao fazermos afirmações positivas todos os dias, durante alguns meses, significa que descontruiremos crenças atuais e ruins, construindo novas crenças poderosas que vão nos auxiliar a ter sucesso em nossa vida pessoal, profissional e familiar.
Aqui vão algumas frases poderosas:
Sou corajoso (a)
Sou próspero (a)
Deixo de me importar com a opinião negativa das pessoas a meu respeito.
Eu me gosto.
Eu me respeito.
Eu me amo.
Eu me perdoo.
Eu perdoo meus pais pelos erros que cometeram comigo na minha infância.
Eu sou capaz.
Eu sou inteligente.
Eu me aceito como sou.
Eu sou capaz de abandonar meu vício, etc.
Vamos fazer o seguinte, antes de querermos mudar a pessoa que está ao nosso lado, o que já de antemão afirmo que é impossível, porque este trabalho é individual e intransferível. As pessoas podem até somar muito em nossas vidas, mas se mudamos é porque demos os primeiros passos, andamos com nossas próprias pernas, ou seja, quisemos!  
Mudemos a nós mesmos de forma positiva e gradativa com muito esforço, fé e vontade. 
A mente é poderosa, o pensamento é ferramenta que pode mudar tudo de forma harmoniosa se quisermos, mas é preciso estudar, compreender, aprender e aplicar!


Axé!



Letícia Gonçalves.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.