PERGUNTA: E quanto à ressurreição de Lázaro?
RAMATÍS: Antes de Jesus, o profeta Elias já havia ressuscitado a filha da
Sarepta; Apolônio de Tyana ressuscitara uma jovem; e Eliseu, um filho da mulher
sulamita. Realmente, Jesus assistiu Lázaro e o salvou de morte certa; mas os
exegetas da Bíblia quiseram levar o caso à conta de uma ressurreição,
derrogando assim as próprias leis que o Mestre afirmou não vir destruir, mas
sim cumprir. O caso de Lázaro explica-se hoje na esfera da patogenia
cataléptica; motivo por que Jesus afirmou que, no futuro, outros fariam muito
mais do que ele fizera! O corpo do suposto ressuscitado estava rígido, mas
vivo, pois o jovem Lázaro sofria de terríveis ataques catalépticos. Houve, sim,
um despertamento salvador, mas não a ressurreição de um corpo já em desintegração.
Conforme diz o Novo Testamento, Jesus achegou-se a
Lázaro e ordenou-lhe, num tom imperativo, que ele se levantasse! E jorrando-lhe
forças magnéticas de alta vitalidade, que o desentorpeceram do choque
epiléptico e da rigidez muscular, Lázaro levantou-se. Se o corpo de Lázaro já
estava inumado há quatro dias, como diz o evangelho de João, em terreno
aquecido e favorável à multiplicação da fauna microbiana desintegradora dos túmulos,
Jesus teria encontrado ali apenas um cadáver putrefato, desprovido de fluido
vital e em acentuada decomposição. As carnes já estariam se desagregando e
sendo devoradas pelos vermes famélicos dos sepulcros!
Lázaro, vítima de terrível ataque cataléptico, teria, evidentemente,
sucumbido na sua angustiosa atmosfera aquecida da gruta de pedra, caso Jesus não
o tivesse chamado à vida antes do seu sepultamento definitivo.
Mas os autores de tal "milagre" não se contentaram apenas
com essa ressurreição atribuída a Jesus, pois também fazem Pedro ressuscitar uma
jovem, como se verifica no "Livro de Atos dos Apóstolos" (Cap. IX —
40).
DO LIVRO: “O SUBLIME PEREGRINO” RAMATÍS/HERCÍLIO MAES – EDITORA DO
CONHECIMENTO.
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