sexta-feira, 27 de maio de 2016

PROBLEMAS DA ALIMENTAÇÃO





Pergunta: - Porventura as raças humanas também podem variar no seu temperamento, segundo o tipo preferido na sua alimentação?

Ramatís: - O homem terrestre ainda ignora que a alimentação influi de modo positivo no seu temperamento instintivo animal. As raças muito extrovertidas, como os árabes, preferem alimentos excessivamente condimentados; outras, fortemente sexuais, também devotam-se a uma alimentação de quimismo predominantemente afrodisíaco.
Em conseqüência, se os condimentos excitam o temperamento até à belicosidade incontrolável, e os afrodisíacos sensualizam fortemente, é óbvio que os homens introvertidos, calmos e menos sexuais são avessos a tais substâncias. Assim, os iogas, iniciados, mentores e instrutores espiritualistas, também não se nutrem com vísceras e pratos repugnantes do carnivorismo! Enquanto Gandhi satisfazia-se com o leite de cabra, Buda com uma xícara de arroz e Jesus com bolinhos de mel, Átila, Gengis-Kan, Tamerlão e Aníbal, com seus bárbaros soldados, alimentavam-se com os mais repugnantes rebotalhos sangrentos, numa competição grotesca com as feras!

A palidez e a figura dos jejuadores são uma imagem inofensiva e de aspecto transcendental, cujos olhos tranqüilos são desprovidos do desejo animal violento ante a própria fraqueza do corpo! O costume secular de algumas seitas religiosas, trapistas, nazarênicas, apostólicas ou iogas jejuarem sob férrea disciplina, trata-se de um excelente treino para o "homem-espírito", aplacando assim a própria força instintiva e sensual do "homem-carne"!
Aliás, seria um sarcasmo à própria "Lei de Afinidade Espiritual" o anjo alimentado a carne de porco, ou o santo chupando os "dedos engordurados pelas vísceras sangrentas de seus irmãos inferiores! 22

22 - Conforme explicam as escolas ocultistas do Oriente, o cérebro do homem se aperfeiçoa qualitativamente pelo uso das próprias energias que forem poupadas na continência sexual e na redução digestiva. A alimentação frugal toma o homem mais capacitado para pensar, porque sobejam energias poupadas pela menor produção de saliva, sucos gástricos, fermentos pancreáticos, bílis e o trabalho de drenação renal e ação intestinal excretora. É de senso-comum que os glutões ou homens excessivamente gordos, além de pesados e arfantes pelo consumo demasiado de energias nas operações incessantes de comer e digerir, ainda sentem dificuldades no pensar e são pouco propensos para qualquer tarefa de ordem artística ou mental.

Pergunta: - Podereis explicar-nos como se processa a melhoria alimentícia do homem, em conformidade com o seu aperfeiçoamento espiritual?

Ramatís: - À medida que o corpo físico progride qualitativamente pela absorção de alimentos mais delicados e sadios, como frutas e vegetais, o homem também melhora a sua constituição "eletro-biológica" e afina a contextura do duplo-etérico aos estímulos superiores do perispírito. O duplo-etérico é um corpo ou veículo provisório, constituído pelo "éter-físico" do meio ambiente e figurando como o mediador plástico ou elemento de ligação entre o perispírito e o corpo físico. Ele incorpora em si toda a carga de éter-físico que o homem absorver através do alimento, respiração ou emanações telúricas do orbe. Em conseqüência, é mais afinado e sutil naqueles que são vegetarianos, porque os vegetais são portadores de um éter-físico mais energético e puro, em vez do que fornece o animal já degradado.
Sob a própria lei biológica de que a "função faz o órgão", o sistema digestivo no homem atrofia-se pela redução das substâncias grosseiras no seu trânsito intestinal. A gradativa substituição de alimentação "menos massa" por "mais energia" também o reduz na sua conformação anatômica e nos seus movimentos peristálticos, proporcionando uma sobra de energia "psicofísica" que o espírito diligente pode aplicar no metabolismo elevado e sensível do campo cerebral!

DO LIVRO: “A VIDA HUMANA E O ESPÍRITO IMORTAL” RAMATÍS/HERCÍLIO MAES – EDITORA DO CONHECIMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.