sábado, 25 de abril de 2020

OS TIPOS PSICOLÓGICOS DOS FILHOS DE OMULU




"Os tipos psicológicos dos filhos de Omulu podem ser fechados, amuados, sem jeito no trato social e apagados na conquista amorosa, tendendo ao pessimismo, com idéias autodestrutivas que os prejudicam no dia-a-dia. São um tanto solitários e melancólicos, podendo ser amargos com as pessoas. Por outro lado, para auxiliar alguém doente, são determinados, resistentes e capazes de enormes esforços. Podem reprimir suas ambições pessoais, adotando uma vida de humildade, de pobreza voluntária e até de certa flagelação psíquica. São lentos, todavia de grande perseverança, sendo firmes como uma pedra quando querem algo. Assim, perdem a espontaneidade e a flexibilidade para se adaptarem aos imprevistos do caminho, tornando-se rígidos e resistentes às mudanças. Quando ofendidos, podem se tornar cruéis e impiedosos. São protegidos contra qualquer tipo de magia."
UMBANDA PÉ NO CHÃO - NORBERTO PEIXOTO
UM GUIA DE ESTUDOS ORIENTADO PELO ESPÍRITO RAMATÍS

Imagem créditos: Jean Louiss

domingo, 19 de abril de 2020

A INTERVENÇÃO DOS GUIAS PROTETORES



Repetimos: A Terra é uma escola de educação espiritual, sob a visão amiga e benfeitora dos espíritos protetores. No entanto, os irmãos das sombras, desejosos de subverter a ordem de ascensão angélica e dominar o mundo material, procuram dificultar a ação dos guias e os obrigam a empregar todos os recursos possíveis para não deixarem os seus pupilos cair sob a “tentação” dos maus e os manter atentos às lições proveitosas da escola carnal.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

ALCOOLISMO E OBSESSÃO ESPIRITUAL - A ATUAÇÃO DOS MAUS ESPÍRITOS NOS LARES INVIGILANTES


Os vampiros alcoólatras procuram intensificar as irritações, desforras e frustrações ou ciumeiras entre as criaturas emotivamente descontroladas, mas afins à bebida. Elas, então, se mostram prováveis candidatos à ignóbil função de "caneco vivo", depois de devidamente domesticadas pela ação mediúnica dos obsessores. São preferidas as que se irritam facilmente por qualquer contrariedade ou frustração, e depois procuram afogar suas mágoas e ressentimentos na bebida. Trata-se de criaturas demasiadamente suscetíveis no amor-próprio e débeis de vontade, que se desmandam facilmente nas suas emoções intempestivas.

A LEI HUMANA E A LEI DE DEUS



Trecho retirado do livro "O Evangelho Segundo O Espiritismo" - Allan Kardec - Feb


"A lei humana atinge certas faltas e as pune. Pode, então, o condenado reconhecer que sofre a consequência do que fez. Mas a lei não atinge, nem pode atingir todas as faltas;
incide especialmente sobre as que trazem prejuízo à sociedade e não sobre as que só prejudicam os que as cometem.

quinta-feira, 9 de abril de 2020

EM TEMPOS DE PANDEMIA, O QUE FAZEM NOSSOS PROTETORES ESPIRITUAIS PARA NOS SOCORRER?



A Mãe Terra é a nossa casa temporária. Escola onde se aprende o bê-á-bá. É por isso que vemos violência, guerras, medo, ódio, cobiça, inveja, paixão e ambição desmedida pelo mundo. O que infelizmente ainda impera nos corações mais endurecidos. Quando a Terra deixar de ser planeta de provas e expiações para tornar-se um mundo de regeneração tão comentado, essa Escola receberá somente os alunos mais aplicados!
Não existe ação que não seja precedida pelo pensamento. Pensamos e depois agimos, mas isso é tão natural e automático que por vezes não percebemos. Quem pensa cria um mundo invisível ao seu redor, com cores, odores e energias que podem variar das mais densas e infectas até as mais sutis e elevadas.

terça-feira, 7 de abril de 2020

ELUCIDAÇÕES DE RAMATÍS SOBRE A CONSCIÊNCIA EM EXPANSÃO



"A consciência, essa desconhecida, encontra-se em continua expansão, desde que o principio espiritual, já tendo passado pelos reinos mineral e vegetal, adquirido impulsos e instintos no reino animal, finalmente chega ao entrelaçamento reencarnatório com o hominal, dentro da organização anatomofisiológica que conheceis, mais comumente, como homem das cavernas. A partir desse momento, esse agente imortal em constante evolução começa a vivenciar a sua sobrevivência em grupos humanos, cada vez com maior capacidade de memorização e lembrança posterior, relacionando-se com o meio e seus semelhantes.
O instinto de preservação o conduz a um sentimento de egoísmo, pois as lutas do dia-a-dia para aquisição de alimentos e manutenção de seu território provocam muitos embates fratricidas com seus próprios iguais.

quinta-feira, 2 de abril de 2020

FAKE NEWS X CORONAVÍRUS – QUEM SÃO OS QUE PROPAGAM O MAL




Nesse grave momento em que o mundo está mergulhado em dúvidas, medos e incertezas, devido a pandemia do Coronavírus, os disseminadores do mal, oportunistas e insensíveis, divulgam as fake News, num ato terrorista para prejudicar ainda mais uma sociedade tão sobrecarregada.
Há uma multidão de psicopatas encarnados entre nós, mas a Sabedoria Divina, em doses equilibradas e contínuas, vai medicando esses irmãos mergulhados em sombras e que jazem petrificados no egoísmo e na maldade. Porém, a cada tempo, também eles vêm sofrendo os efeitos da suas ações egoístas.
Atribuem mensagens inverossímeis a espíritos respeitáveis do Astral superior, espalham notícias absurdas sobre medicamentos com o único intuito de nos confundir e lesar.

ORAÇÃO AO PAI OXALÁ



OXALÁ
Divina manifestação do Bem, Senhor da perfeita Sabedoria e do Bendito Amor,
Ó! Vós que recebei o poder do supremo Doador para tudo e todos.
Protegei-nos das ciladas ilusórias do mundo enganador, despertai-nos para da vida imortal, Sois a imaculada irradiação do Altíssimo, Vosso nome é só mavioso e compassivo, que nos guia; com ternura e esperança, para a Aruanda
– Cidade de Luz. Ai de nós empedernidos, na mais grosseira materialidade, Afogados em sentimentos inferiores, Rogamos contritos pela salvação da nossa consciência.
Junto a Vós, trilharemos por caminhos iluminados, porque Sois a divina pureza, acolhedora e misericordiosa.

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS



Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

O PODER CURATIVO DE OMULU



Chegando de viagem à aldeia onde nascera, Obaluaê viu que estava acontecendo uma festa com a presença de todos os Orixás. Obaluaê não podia entrar na festa devido à sua medonha aparência. Então ficou espreitando pelas frestas do terreiro.
Ogum, ao perceber a angústia do Orixá, cobriu-o com uma roupa de palha que ocultava sua cabeça e convidou-o a entrar e aproveitar a alegria dos festejos. Apesar de envergonhado, Obaluaê entrou, mas ninguém se aproximava dele.
Iansã tudo acompanhava com o rabo do olho. Ela compreendia a triste situação de Omulu e dele se compadecia. Iansã esperou que ele estivesse bem no centro do barracão. O xirê estava animado. Os orixás dançavam alegremente com suas equedes.

OS BENEFÍCIOS DA ORAÇÃO PARA A MENTE E PARA O CORPO


Embora a prece seja um admirável processo de dinamização das forças angélicas do espírito imortal, não pode imunizar o homem contra os efeitos ofensivos e destrutivos das
leis que estejam vigorando no mundo material. Nem mesmo Jesus violentou tal princípio, pois deixou esclarecido que ele não viera ao mundo material perturbar suas leis comuns.
Aliás, se isso fosse possível, então o ser humano só se devotaria à prece pelo interesse de proteger o seu corpo físico. No entanto, desde o berço, ele cuida de proteger-se contra as intempéries e demais hostilidades do meio onde renasce por determinação cármica.