sábado, 17 de junho de 2017

O QUE É UMBRAL?



Quem é espírita ou um estudioso irá entender a palavra umbral que é um “lugar onde os espíritos vão para  purgar suas imperfeições.” Podemos entender Umbral como purgatório (catolicismo).
 
No dicionário Aurélio, iremos encontrar a definição para a palavra Umbral que quer dizer ombreira (da porta). [figurado] Ponto de entrada, início de algo.

Mas para os espíritas Umbral significa um “local” (lugar) no plano Astral inferior onde os espíritos recém-desencarnados ou em estado de contínua erraticidade e de perturbação profunda vão.
De forma despretensiosa e simples tentarei elucidar os leitores amigos pouco entendidos no assunto, porém profundamente interessados em entender um pouco. Discorrerei sobre o tema sem tropeçar nas “complicações”, pois muitos são aqueles que deixam de compreender o significado da palavra ou o que quer dizer, por exemplo, que um espírito está no umbral.
Já sabemos que é um lugar onde há sofrimento, onde falta a luz da elevação moral e espiritual. É um lugar ou uma dimensão onde espíritos se unem pelo “peso específico” (padrão vibratório), pelas mesmas ideias e sentimentos voltados para as inferioridades, como por exemplo, o ódio, o rancor, a sexolatria, os crimes de toda monta, a inveja, a cupidez, os vícios de toda ordem, etc.
Assim como há o Umbral, também existem dentro do mesmo plano Astral dimensões, cuja a vibração dos espíritos é superior.  São seres  já despojados do equipo físico que  afinizam-se por ideias superiores, sentimentos e conhecimentos voltados para o bem de todos, por ações positivas, reforma íntima, a caridade desinteressada, etc.
Não podemos pensar que no Astral superior há santos, nem anjos, mas sim espíritos de certa forma equilibrados e conectados com o bem maior. Têm sim ainda, segundo informações e estudos realizados no campo da espiritualidade Maior, suas dívidas para quitar. Entretanto por causa das atitudes e ações voltadas para o bem comum, do desapego muitas vezes de si mesmo em prol do semelhante, da caridade desinteressada e do trabalho edificante, esses irmãos acabam em colônias-hospitais do plano superior para “recuperação” e tratamento, mas muito mais bem assistidos e amparados pelos irmãos do Alto do que se tivessem no Umbral.
Existem as correntes de pensamentos, chamadas pelo ilustre Pietro Ubaldi de “Noúres”, estas correntes de pensamentos tem vibração, cor, cheiro e energia! Quando pensamos em qualquer coisa, imediatamente nos ligamos (sem percebermos) a uma corrente de pensamento que é alimentada por outros espíritos encarnados ou não. Mas para complicar um pouco é necessário dizer que pensamos com o corpo mental e sentimos com o corpo astral, dito isso, voltemos para a nossa realidade de espíritos encarnados que têm medo de ir para o umbral depois da morte física.
As regiões umbralinas são verdadeiros campos energéticos que drenam as toxinas dos espíritos errantes, que necessitam estar livres desse magnetismo inferior e intoxicante, mas a parte mais importante e talvez a mais intrigante que não conseguimos compreender  é que é a nossa consciência que nos condena e nela que está o juiz que dará a sentença sobre nossos atos na Terra. Da nossa consciência jamais fugimos e não há como nos escondermos, pois ela está ativa em cada um de nós. Isto quer dizer que sabemos quando erramos, com quem erramos e porque erramos. Não precisamos de religião ou doutrina para nos lembrar os erros cometidos, nossa consciência fará isso por nós sem o menor esforço de nossa parte consciente, seremos escravos de nossa própria consciência ou libertos por ela!
O umbral é um lugar no plano espiritual inferior, isto é, no Astral inferior, onde os espíritos infratores encontram de acordo com as afinidades  de pensamentos, seus “grupos” de outros tantos espíritos que se unem ou para se “ajudar” ou para enfrentarem outros grupos dominadores, inimigos e perseguidores implacáveis. Para cada caso há um grupo, cujo peso específico é o mesmo e se atraem magneticamente  uns para os outros, por isso há tantas regiões dentro dessa dimensão. E por que isso? Segundo relatos de espíritos de Escol em livros didáticos espíritas, há espíritos em estado mental lamentável, enquanto que outros são conscientes do erro cometido e indiferentes aos mesmos, muitos outros comprazem-se no mal que fazem, outros tantos estão profundamente arrependidos, porém não basta só o arrependimento, às vezes é necessário ficar tempo suficiente para que a energia enfermiça seja drenada do perispírito. Muitos estão vulneráveis, enquanto os mais fortes mentalmente e inteligentes lideram grandes hordas.
Sabe-se que existem cidadelas construídas no astral inferior (umbral), antros de sexo, de drogas, laboratórios de pesquisa onde os magos negros estudam e desenvolvem artefatos malignos. Cidades que são construídas exatamente como as do plano físico, onde espíritos viciados reproduzem nesses ambientes os mesmos absurdos cometidos pelos encarnados e a finalidade é mantê-los hipnotizados, escravizados no vício degradante, “doando” energia vital, isto é, são vampirizados!
Também sabemos que é nesse umbral, num local específico que as almas se lamentam profundamente mergulhadas num sofrimento atroz, que denuncia o ato suicida, há o local dos enforcados, dos que se envenenaram, dos que atearam fogo no próprio corpo, há o grupo dos que usaram arma de fogo, entre outros tantos irmãos nossos, desesperados agora para fugir do ato suicida que se reproduz mentalmente com tamanha força a cada instante sem cessar do outro lado da vida em suas consciências perturbadas.
Vimos com certa simplicidade de explicações que o Umbral é um lugar no plano espiritual inferior, que abriga espíritos errantes com suas consciências, cuja energia é enferma, mas é preciso salientar que esse é um estado transitório que toda alma errante pode passar ou não, conforme a decisão dos Espíritos Superiores (cada caso é um caso). Quando há em excesso toxinas para serem drenadas, como já foi dito alhures.
Somos todos filhos de Deus, não há castigo ou punição aos olhos do Pai Maior, mas sim a necessidade de regenerarmo-nos através do aprendizado. Colhemos somente o que plantamos, é o que diz o nobre amigo Ramatís em suas obras literárias:  “A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.”
Sabe-se que o umbral já não é mais um local repleto de espíritos endurecidos, pois segundo informações, muitos já foram para outros planetas compatíveis com seu padrão magnético. Outros milhares tiveram o benefício da encarnação aqui na Terra, a oportunidade “ímpar”, pois não nos esqueçamos que estamos vivendo o momento da transição planetária.
Cada um de nós tem um motivo especial para acelerar a reforma íntima, esse motivo é a paz de espírito que com urgência desejamos em nossas vidas.
Os planos evolutivos estão de acordo com as consciências e são muitos os seres que se afinizam por amor, ódio, entre outros sentimentos bons e maus.

Namastê.

Letícia E. Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.