sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ansiedade - Distúrbios de comportamento





“Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração etc.
Esses dois aspectos, tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha. Acredita-se que vivências interpessoais e problemas na primeira infância possam ser importantes causas desses sintomas. Além disso, existem causas biológicas como anormalidades químicas no cérebro ou distúrbios hormonais. Ansiedade é um estado emocional que se adquire como consequência de algum ato.”

Fonte: Wiquipédia   



Amigos, discorreremos de forma despretensiosa sobre a ansiedade, no intuito de fazer pensar. Convidamos os leitores a uma análise sobre si mesmos como um mergulho nas profundezas da alma, a fim de identificarmos se não há em nós a ansiedade em um de seus “três níveis”.
Classificaremos de forma simples e despretensiosa a ansiedade em três tipos, mas desde já afirmamos que não pretendemos impor nossas modestas explicações a respeito deste tema como sendo as verdadeiras, corretas ou as mais certas. O assunto é demasiadamente complexo e abrange fatores mui delicados que oriundam do espírito, desejamos apenas fazer uma análise sobre a questão que atinge a milhares de pessoas em todo o mundo.
Uma doença (distúrbio)silenciosa que pouco a pouco vai lesando as mentes e levando suas vítimas a situações desconfortáveis.
O ansioso tipo 1, é o mais comum é aquele que em determinados momentos descontrola-se em nome do  novo, que lhe escapa do controle pode ser, por exemplo, a viagem para o local dos sonhos que irá deixa-lo na expectativa, ansiando o momento da partida ou até mesmo desejoso de chegar ao local esperado logo (por pura excitação e alegria) quando para tanto faltam ainda alguns dias... É perfeitamente normal este estado de ansiedade, ele nos leva a um estado de espera que até certo ponto no parece saudável, pois muda-nos o ânimo, altera-nos os hormônios, dá-nos “novo gás”. É o que chamaríamos de boa ansiedade, aquela que causa surpresa, que estimula, que provoca sensações agradáveis e que não está ligada ao medo ou ao sentimento negativo. Todos temos ansiedade em maior ou menor grau.
A ansioso tipo 2, é aquele que extrapola o aceitável, isto é, permanece agitado todo o tempo em função de um acontecimento futuro esquecendo-se de viver o tempo presente. Antecipa os fatos, desconcentrando-se das ações presentes e conservando o pensamento no que ainda irá ocorrer, seria um controlador nato. Por exemplo, a viagem dos sonhos acontecerá daqui a quinze dias e ele já antecipa os acontecimentos da mesma, imaginando cada detalhe, surpresas, problemas, alegrias, etc. Esquece-se de que ainda faltam alguns dias e entrega-se a assuntos referentes a esse mesmo tema incansavelmente, e como um controlador que é, quer ingenuamente antecipar os fatos desagradáveis (como se isso fosse possível), para evitar maiores transtornos, não conseguindo se desligar das ideias falsas. Esta situação pode causar-lhe o esgotamento mental, a perda do sono, agitação nervosa, etc.
O ansioso tipo 3, é o que vive as situações acima de forma a não perceber que está doente. Diante de qualquer acontecimento ele é escravo, não consegue esperar, por isso atropela os fatos, descontrola-se, agita-se e torna-se um controlador inveterado. Pensa controlar o tempo e as pessoas e vive antecipadamente o futuro deixando de viver o presente. Escapa-lhe os detalhes mais simples da vida cotidiana diante do “poder de controlar” o futuro, isto é, não mais vê ou vive no tempo presente. Um exemplo disso é que para este tipo de ansioso a mesma viagem ao local dos sonhos, que acontecerá nos próximos quinzes dias, isto é, a expectativa da mesma torna-se uma verdadeira odisseia. Este por sua vez já corre para arrumar as malas, para comprar as passagens e se veste de acordo com o dia, porém quinze dias antes do acontecimento. Fala, pensa e agita-se tanto que começa a temer ocorrências negativas, dando assim azas a imaginação desequilibrada. O individuo passa a sofrer de insônia de tanto pensar no evento que só acontecerá futuramente, perde o apetite nos horários que comumente se alimenta e tem fome nos mais estranhos horários... 



Há o relato do caso de uma moça que de tão ansiosa foi para o encontro de amor às dezesseis horas para esperar o namorado que só chegaria ao local combinado às dezenove e trinta e pasmem, ela alegou ir horas mais cedo porque temia que algo de ruim lhe acontecesse, lhe atrasando e que chegando mais cedo garantiria o sucesso do encontro.
Dê uma tarefa qualquer a um ansioso e verá que ele se agitará sobremaneira mesmo diante da mais simples, pois estas pessoas quando não conseguem controlar o pessimismo e os próprios pensamentos em desalinho, passam a ser controladoras.
Pelo pouco que vimos até agora podemos concluir que trata-se de um distúrbio que originou-se em algum momento de nossa vida. Uma questão que não conseguimos identificar no primeiro momento por justamente tratar-se de algo comum, mas que merece de nós atenção.
Para o ansioso tudo precisa ser AGORA!  
Ele é um pessimista nato, um controlador, pois tudo ao seu redor passa a ser objeto de sua adoração. Este controlador esquece-se de viver o hoje com calma, minuto a minuto.
O ansioso inconscientemente tem medo de não conseguir, de falhar e por isso não quer esperar. É indisciplinado, teimoso e a cada tempo se intoxica mais com os pensamentos negativos de que não irá conseguir, é aquela velha história de que precisa ser feito agora ou não irá dar certo, mas que podemos, neste caso, identificar o medo de perder algo, de não conseguir, de fracassar, de ficar sem, etc.
Em mais um exemplo simplório, o ansioso mal inicia a leitura de um livro já pensando em alcançar as páginas finais para saber logo o desfecho da história e tudo porque não consegue ler calmamente, página por página, não o pode! Não se trata do prazer da boa leitura, mas sim de algo imposto (preciso ler logo isto para não me torturar com essa curiosidade, chegar logo ao fim para matar minha ansiedade...). Então podemos também afirmar que o ansioso também é um ser curioso!
Espírito agitado e infeliz, alguém que hoje se cobra ferozmente por um erro cometido no passado. Um indisciplinado que não consegue esperar, é dominador negativo e imperioso.
Está claro que esta patologia se é que podemos nos referir assim, é um distúrbio do próprio espírito diante da realidade da vida, um descontentamento diante da espera, denotando pouca humildade e paciência, mas não se assustem, pois nossa análise neste caso, refere-se aos ansiosos tipo 3. Aqueles que precisam ver tudo, mais absolutamente tudo sob sua ótica que ao nosso ver está um tanto distorcida.
Se estamos controlando pessoas e situações, se não conseguimos esperar o natural acontecimento das coisas na vida, se não conseguimos ser pacientes, se não sabemos esperar o dia certo para cada acontecimento, ou seja, se nos antecipamos de forma indesejada a ele, deixando de viver o hoje, é porque algo está errado conosco, é preciso buscar ajuda!

Muito axé!


Letícia Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.