PERGUNTA:
- E quanto às afirmações de alguns apômetras que o corpo mental superior é a
sede do caráter, onde afirmam existirem qualidades e defeitos? É viável supor
que através do corpo mental superior se deem tanto manifestações de espíritos mais
evoluídos, já libertos das emoções, como de entidades intelectualizadas e
inferiores que "incorporariam" nos médiuns, mesmo sendo os temidos
magos negros?
RAMATÍS:
- Os espíritos superiores, libertos das emoções, se
manifestam através do corpo mental superior. O mesmo não ocorre com entidades
intelectualizadas, desprovidas de amor e altruísmo, apegadas aos desejos grosseiros
e às emoções animalizadas eivadas de egoísmo e vaidade. Vossos modernos aviões
não cruzam as sinaleiras das esquinas do bairro metropolitano, chumbados ao
solo, e os vossos trens não perpassam em trilhos nos céus. O javali que se
banha na lama não voa acima dos jardins floridos como o beija-flor, assim como
a sombra e a luz não habitam o mesmo espaço. Eis que a primeira é a ausência da
segunda. Assim, a cada um é dado se manifestar de conformidade com a sua
natureza, através dos corpos sutis que acomodam o espírito em sua gradação, nas
dimensões vibratórias do Universo. Os corpos sutis, com seu conteúdo, são
regidos pelas leis da natureza cósmica e independem da vontade dos homens.
Afirmamos
que o corpo mental superior não é formado de matéria que contenha imperfeições,
maldades, enfermidades. Muito menos emoções e sentimentos negativos transitam
nas "vias expressas" da dimensão no Universo que corresponde
vibratoriamente a esse veículo da consciência.
Infelizmente,
existe muita incompreensão sobre o plano mental e os seus habitantes naturais,
principalmente dos que só tiveram o embasamento espírita (onde tudo se resume
ao perispírito) antes de iniciar ativamente os trabalhos apométricos.
Os
espíritos que habitam a dimensão vibratória que sustenta o corpo mental
superior não têm mais os corpos astral e mental inferior. São seres libertos do
ciclo carnal e de carmas que os imantariam aos níveis astral e mental inferior.
A partir dessa esfera, que é o habitat natural de tais consciências, o nível
causal, quando há necessidade de "descidas" vibratórias para atuar
nas dimensões mais densas (mental inferior, astral) moldam para si um corpo de ilusão,
temporário, de matéria própria do plano onde vão se manifestar. A
característica vibratória preponderante do corpo mental superior e da matéria
que forma o plano dimensional correspondente é o altruísmo, a espiritualidade
embasada no amor. Podeis concluir que os magos negros e seus discípulos de grande
intelecto têm o corpo mental inferior altamente dilatado, e inexiste
correspondência vibratória que os faça manifestarem-se através de seus corpos
mentais superiores. Mesmo que a maioria dos magos negros seja altamente
desenvolvida intelectualmente, eles são incapazes de sentimentos altruístas; os
desejos que os movem são meramente pessoais, logo têm seus corpos mentais
superiores "atrofiados", "adormecidos" e não desenvolvidos.
Tende
em mente que os espíritos altamente comprometidos com a magia negra podem utilizar,
como veículo da consciência, apenas o corpo mental inferior, que, por sua vez,
está emaranhado na matéria peculiar ao plano astral. É inevitável que suas
atividades estejam restritas aos níveis inferiores do plano astral e, conseqüentemente,
do plano físico, pelas energias animalizadas que utilizam.
Quanto
a benfeitores espirituais que estariam orientando trabalhos apométricos no sentido
de haver manifestações psicofônicas de espíritos sofredores e magos negros,
através de seus corpos mentais superiores, atribuí tais condutas ao fato de
alguns sensitivos terrenos não desejarem rever equívocos de pesquisas
experimentais. É fácil usarem-se os guias como bengalas para ancorar os
comportamentos idiossincráticos, seja na apometria, no espiritismo ou na
umbanda, pois são inerentes aos homens, desde idos imemoriais, as disposições psicológicas
que fazem o sujeito colorir as comunicações do "lado de cá" com tons personalistas.
A
falta de aprofundamento na literatura especializada causa um confronto
dispensável com a sabedoria milenar transmitida, em vários locais e eras
diferentes, pelos instrutores planetários por intermédio dos santos e místicos
da História. Há uma progressão nos conhecimentos canalizados pelo plano
espiritual que aprofunda o já estabelecido sem contrariá-lo, o que alguns
irmãos esquecem com muita facilidade. Será inevitável, com o pulso firme do
fiel professor do tempo, a verdade prevalecer na cátedra da pré-escola espiritual
que é o vosso orbe.
Do livro: “VOZES DE ARUANDA” Ramatís e Babajiananda/Norberto
Peixoto – Editora do Conhecimento.
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