sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Obaluayê - Orixá regente de 2013 e seu poder Transformador




 

 
Obaluayê é o orixá que traz o corpo coberto por chagas, o que é um simbolismo. Considerado  ponto de força.
Desejamos fazer uma análise despretensiosa de acordo com nosso modo próprio de interpretação. Jamais discordando do que já foi dito alhures, pelos sérios e estudiosos irmãos umbandistas. 
Esmiuçando um pouco mais os estudos anteriores de outros autores, quisemos trazer para este blog uma interpretação própria, como já dissemos e que tem como único intuito fazer pensar.
Obaluayê, o orixá regente do ano de 2013, vibrará em
nós no próximo ano, a necessidade da transformação interior e esta se dará pela vivência do carma com mais intensidade. 2013 será para muitos o ano decisivo, difícil, pois proporcionará a nós transformações internas (espírito) e atuará também nas transformações da natureza. Serão mudanças que poderão mexer com nossas estruturas, convidando-nos a abalar e expulsar de nós o homem velho e deixando nascer o homem novo.
Estas mudanças nos conduzirão à necessidade de construirmos um novo “chão”, isto é, a busca pelo equilíbrio, pela segurança, pela sensatez e pela calma.

Referimo-nos a transformação e modificação espiritual e moral, que requererá os abalos específicos, onde o velho se quebrará para que o novo possa ser construído. Como um pai severo, disciplinador, porém justo e misericordioso, Obaluayê nos conduzirá a um melhor estágio consciencial, levando-nos a reflexão sobre nossas mazelas ou se melhor nos fizermos compreender, sobre nossas chagas, as que estão ocultas e que precisam ser extirpadas. A transformações que este orixá nos proporcionará em 2013, serão as mudanças necessárias à nossa evolução. Os tais abalos serão sentidos através da desatenção e do pouco esforço para enxergar a necessidade da evangelização, dos sérios estudos e da urgente reforma íntima.
Quando há invigilância somos “pegos de surpresa” e abalados em nossas frágeis estruturas, onde não temos alternativa a não ser vivenciarmos através da dor e das ilusões que insistimos em acalentar, as traumáticas experiências em todos os campos da vida, que obriga-nos a convivermos com as separações e com os nossos fracassos pessoais mais
de perto. É o grande chamado para o despertamento espiritual através da dor, pegando “desprevenidos” os maus sonhadores, os materialistas, os apaixonados, os egoístas, os indisciplinados, etc.
As doenças que são primeiro de ordem psíquica (energias negativas), que terminam por materializarse no corpo físico, que é nada menos que espécie de mata-borrão da alma ainda enferma, trarão a todos nós a necessidade da reforma interior, mas de forma dolorosa.
Sob a regência de Obaluayê seremos convidados ao exercício diário da reflexão em busca da segurança e da solidez, do amadurecimento através das experiências que podem ser dolorosas e marcantes, mas positivas.
Também analisamos as mudanças exteriores, não menos importantes, que o próximo ano nos trará sob a regência deste magnífico orixá.
Como explica-nos pai Valdo (sacerdote e dirigente do Templo Espiritualista Cruzeiro da Luz), no texto “Orixá regente 2013”, as transformações que se darão também na área geológica, em pontos específicos e, de nossa parte, acrescentamos que acreditamos se darem estas modificações em todo o globo terrestre, umas em maior e outras em menor grau, em épocas distintas. Com isso poderemos ter em no próximo ano, os possíveis abalos sísmicos, as alterações climáticas violentas, causando importantes alterações em nossas vidas.
Todos estes acontecimentos convidam-nos à busca do equilíbrio e da maturidade, que visam o nosso progresso espiritual e consequentemente a nossa evolução.
É importante salientar que todos os orixás atuam em conjunto, mas em cada época sofremos maior influência deste ou daquele. 2013 será o ano das mudanças importantes, o ano da renovação, onde a prudência e a paciência, evitarão sofrimento a quem as tiver.
O ano em que estaremos propensos a desordens de ordem psíquica como as crises conscienciais, culpas, recalques, sentimentos arraigados, medos, ou seja, a emoção trazendo para o nosso exterior o que normalmente ocultamos.
Por outro lado, a vibração deste orixá nos traz a moderação, os sentimentos altruísticos, a busca pela compreensão das dores, da morte física, uma maior sensibilidade no campo da caridade, onde os sacrifícios em nome do bem estar coletivo são muito bem vindos e aceitos. Obaluayê vibrará em nós uma maior necessidade da vida simples com determinação, persistência, e perseverança, convidando-nos a uma maior flexibilidade em nome das mudanças (adaptação), de acordo com os obstáculos que surgirem em nosso caminho.
É o Orixá da doença e da cura, aquele que traz a mudança através da dor. Faz-nos compreender e valorizar a vida terrena com equilíbrio e sem excessos e também, através das doenças que tanto nos causam sofrimento, faculta-nos o entendimento e a compreensão da “morte”. É o orixá da misericórdia que permiti-nos a transformação pela vida e pela morte com seus ciclos (desencarne e reencarne). Saturno nos regerá em 2013, e sob sua vibração entenderemos a urgência da disciplina, do conhecimento e da sabedoria para enfrentarmos a nós mesmos no campo das ilusões e das mudanças inesperadas.

Muito axé!

Autoria: Marcos Marchiori/Letícia Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.