Dois sistemas se defrontam: o dos
ascetas, que tem por base o aniquilamento do corpo, e o dos materialistas, que
se baseia no rebaixamento da alma. Duas violências quase tão insensatas uma
quanto a outra. Ao lado desses dois grandes partidos, formiga a numerosa tribo
dos indiferentes que, sem convicção e sem paixão, são mornos no amar e
econômicos no gozar. Onde, então, a sabedoria? Onde, então, a ciência de viver?
Em parte alguma; e o grande
problema ficaria sem solução, se o Espiritismo não viesse em auxílio dos
pesquisadores, demonstrando-lhes as relações que existem entre o corpo e a alma
e dizendo-lhes que, por serem necessários uma ao outro, importa cuidar de ambos.
Amai, pois, a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela.
Desatender às necessidades que a própria Natureza indica, é desatender a lei de
Deus. Não castigueis o corpo pelas faltas que o vosso livre arbítrio o induziu
a cometer e pelas quais é ele tão responsável quanto o cavalo, mal dirigido,
pelos acidentes que causa.
Sereis, porventura, mais perfeitos
se, martirizando o corpo, não vos tornardes menos egoístas, nem menos
orgulhosos e mais caritativos para com o vosso próximo?
Não, a perfeição não está nisso,
está toda nas formas por que fizerdes passar o vosso Espírito. Dobrai-o,
submetei-o, humilhai-o, mortificai-o: esse o meio de o tornardes dócil à
vontade de Deus e o único de alcançardes a perfeição.
Do item 11, do Cap. XVII, de
"O Evangelho Segundo o Espiritismo". O instinto sexual, exprimindo
amor em expansão incessante, nasce nas profundezas da vida, orientando os
processos da evolução. Toda criatura consciente traz consigo, devidamente
estratificada, a herança incomensurável das experiências sexuais, vividas nos
reinos inferiores da Natureza. De existência a existência, de lição em lição e de
passo em passo, por séculos de séculos, na esfera animal, a individualidade,
erguida à razão, surpreende em si mesma todo um mundo de impulsos genésicos por
educar e ajustar às leis superiores que governam a vida. A princípio, exposto
aos lances adversos das aventuras poligâmicas, o homem avança, de ensinamento a
ensinamento, para a sua própria instalação na monogamia, reconhecendo a
necessidade de segurança e equilíbrio, em matéria de amor; no entanto, ainda
aí, é impelido naturalmente a carregar o fardo dos estímulos sexuais, muita vez
destrambelhados, que lhe enxameiam no sentimento, reclamando educação e
sublimação. Depreende-se disso que toda criatura na Terra transporta em si
mesma determinada taxa de carga erótica, de que, em verdade, não se libertará
unicamente ao preço de palavras e votos brilhantes, mas à custa de experiência
e trabalho, de vez que instintos e paixões são energias e estados inerentes à alma
de cada um, que as leis da Criação não destroem e sim auxiliam cada pessoa a transformar
e elevar, no rumo da perfeição. Fácil entender, portanto, que do erotismo, como
fator de magnetismo sexual humano, na romagem terrestre, seja em se tratando de
Espíritos encarnados ou desencarnados na Comunidade Planetária, não partilham
tão somente as inteligências que já se angelizaram, em minoria absoluta no
Plano Físico, e aqueles irmãos da Humanidade
provisoriamente internados nas celas da idiotia, por força de lides expiatórias
abraçadas ou requisitadas por eles próprios, antes do berço terreno. Os
Espíritos sublimados se atraem uns aos outros por laços de amor considerado
divino, por enquanto inabordáveis a nós outros, seres em laboriosa escalada evolutiva
e que compartilhamos das tendências e aspirações, dificuldades e provas do gênero
humano. E os companheiros temporariamente bloqueados por cérebros deficientes e
obtusos atravessam períodos mais ou menos longos de silêncio emocionados,
destinados a reparações e reajustes, quase sempre solicitados por eles mesmos -
repetimos -, já que se sentenciam a entraves e inibições, no campo de exteriorização
da mente, através dos quais refazem atitudes e recondicionam impulsos afetivos
em preciosas tomadas e retomadas de consciência. À vista do exposto, é fácil reconhecer
que toda criatura humana, sempre nascida ou renascida sob o patrocínio do sexo,
carreia consigo determinada carga de impulsos eróticos, que a própria criatura aprende,
gradativamente, a orientar para o bem e a valorizar para a vida. Diante do sexo,
não nos achamos, de nenhum modo, à frente de um despenhadeiro para as trevas,
mas perante a fonte viva das energias em que a Sabedoria do Universo situou o
laboratório das formas físicas e a usina dos estímulos espirituais mais
intensos para a execução das tarefas que esposamos, em regime de colaboração mútua,
visando ao rendimento do progresso e do aperfeiçoamento entre os homens.
Cada homem e cada mulher que ainda
não se angelizou ou que não se encontre em processo de bloqueio das
possibilidades criativas, no corpo ou na alma, traz, evidentemente, maior ou
menor percentagem de anseios sexuais, a se expressarem por sede de apoio
afetivo, e é claramente, nas lavras da experiência, errando e acertando e tornando
a errar para acertar com mais segurança, que cada um de nós - os filhos de Deus
em evolução na Terra - conseguirá sublimar os sentimentos que nos são próprios,
de modo a erguer-nos em definitivo para a conquista da felicidade celeste e do
Amor Universal.
Emmanuel - "Vida e Sexo"
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