quarta-feira, 6 de novembro de 2013

“AJUDA-TE A TI MESMO, QUE O CÉU TE AJUDARÁ”



Numa linguagem simples e despretensiosa, gostaríamos de dar nossa modesta contribuição para o título acima “AJUDA-TE A TI MESMO, QUE O CÉU TE AJUDARÁ”, título extraído da página 405 , capítulo XXV (Buscai e Achareis), do livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” de Allan Kardec.
Em toda a história desde os primórdios, soube-se das lutas dos homens primitivos pela sobrevivência e conservação da espécie humana. Em todos os tempos precisou-se “inovar”, criar, construir algo para garantir a sobrevivência, isso obrigou o homem a pensar, a raciocinar e, fatalmente, houve uma transformação.
A mudança é necessária para que haja evolução, é preciso movimento, ação e reação para que as forças entrem em atrito. A força mental, física e espiritual. Ora, se o homem desde o início nada fizesse para mudar sua situação, ou seja, se não agisse, se movimentasse mesmo por instinto, não descobriria formas e meios de defesa, de caça e de sobrevivência. Logo, houve a necessidade da evolução da espécie humana, isto quer dizer que mesmo nos primórdios ganhamos novos corpos, mais bem elaborados (perispírito), através dos irmãos degredados de outros orbes...
Mas onde desejamos chegar com este tema?

Hoje em dia o homem civilizado e materialista, crê não precisar mergulhar para dentro de si em busca do “encontro espiritual”, vive o agora como se nada depois fosse acontecer. Consome horrores do supérfluo, danifica o equipo físico, extraindo dele energias importantíssimas para sua boa manutenção psíquica e faz isso aos borbotões! A decrepitude chega à vida de milhares de seres em virtude dos abusos e dos vícios de toda sorte e aí, quando a cobrança nos chega e não estamos preparados para ela, caímos combalidos.
E mesmo assim cremos que os medicamentos alopáticos são eficazes para manter-nos “na ativa”, ledo engano. Muitos de nós estamos hoje no “fundo do poço” psiquicamente falando por causa de nossa incúria e as drogas desenvolvidas nos laboratórios mais famosos e caros do mundo, já não são suficientes para nos acalmar. Não se trata de levarmos nosso corpo ao “mecânico” como se o mesmo fosse uma máquina e “ajustar aqui e apertar ali”, mesmo porque não é do corpo que precisamos tratar, mas sim do espírito.
A depressão seguida de suicídio está aí para comprovar o estado de desequilíbrio em que nos encontramos se não nesta vivência, talvez em outra.
É aí que o Evangelho de Jesus, nos ensina a nos ajudarmos primeiramente, que o resto fica com o Plano Superior.
Será que isto significa que serão os desencarnados que irão fazer por nós a caminhada? Não.
Quer dizer então que eles vão resolver nossos problemas por nós? Também não.
Resolveriam pelo menos parte deles? Em absoluto!
Então o que podem os amigos do Plano superior fazer por nós quando estamos sofrendo?
O templo de Umbanda irá fazer milagre em minha vida? Não.
O templo espiritualista irá tirar do meu caminho as dificuldades? Não. 
Algum templo religioso poderá fazer por mim, os meus problemas desaparecerem? Não.
A visão que temos do AJUDA-TE A TI MESMO, QUE O CÉU TE AJUDARÁ”, é a de que precisamos nos colocar em posição para recebermos ajuda, trocando em miúdos, é necessário mudarmos nossos hábitos, buscarmos a reforma íntima e sobretudo conhecer a nós mesmos.
O primeiro passo para o depressivo é sair da posição em que se encontra, confiar e agir! O segundo passo é procurar ajuda, mas ajuda séria! O terceiro é admitir que fez e está fazendo muita coisa errada e aí é sempre bom pedir a Deus e a Jesus o medicamento apropriado para a nossa doença. Agir e ter fé, confiar e movimentar-se aí sim, o Céu nos mandará ajuda.

Axé!

Letícia Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.