domingo, 2 de fevereiro de 2014

Os desperdiçadores de energia vital.




O texto a seguir é um convite à reflexão, a intenção não é criticar nem apontar o dedo. Apenas um desabafo, algo que ficou gravado na minha mente e que por longo tempo acalentei, mas agora, com a ajuda indireta de um irmão em Cristo, decidi expor minha opinião a esse respeito.
Os desperdiçadores de energia vital podem ser espíritas, umbandistas, candomblecistas, ou seja, podem estar nas várias religiões existentes pelo mundo afora e podem ser adeptos de técnicas de energização como o reiki, por exemplo, como será o caso que vou contar aqui. E lembrando desde já, que não são as religiões as responsáveis pelas escorregadas morais de cada um de nós e sim, nós mesmos!
Embora o Reiki não seja uma religião e sim uma “técnica de energização”, que é conhecida como “energia vital universal”, os mestres na energia reiki, segundo foi informado não doam energia, são espécie de canal por onde ela passa.
Já com o passe magnético é o “médium passista” o que doa parte de seus fluídos vitais. Ele serve também como um canal para a espiritualidade do Alto agir em benefício dos encarnados sofredores.
Os bons espíritos aproveitam o magnetismo do próprio encarnado doador, suas energias vitais e as direciona (aplicam).
Para tanto sabemos que aquele que aplica o passe magnético precisa disciplinar-se, abster-se de comidas pesadas, como carne vermelha, bebidas alcoólicas, sexo desregrado, pensamentos impuros, inadequados e de baixo padrão, etc. Isto significa para o bom entendedor que precisamos melhorar a qualidade de nossos fluídos, de nosso magnetismo próprio. Se o doamos em caridade é necessário que estejamos aptos a doá-lo, pelo menos equilibrados emocionalmente, não é mesmo pessoal?
Então isso quer dizer que sendo reikianos ou passistas, precisamos estar saudáveis fisicamente e mentalmente e a pergunta é: como é que alguém pode em sã consciência doar energia ao outro para auxiliá-lo, estando este doente psiquicamente, fraco, deprimido, viciado, desgostoso da vida e enfermo (corpo físico)? Na minha opinião além da energia ser de má qualidade, ainda corremos o risco de passa-la para nosso semelhante, podendo até prejudica-lo.

Os desperdiçadores de energia vital não são aqueles que usam bem os dons, que estudam e se disciplinam, porque sabemos que até os mais equilibrados têm problemas em seu cotidiano. Me refiro àqueles que sabem que estão fisicamente doentes ou em convalescença, que estão com depressão, com a saúde física abalada, etc.
E tem a questão do “desconfiômetro” do espiritualista, pois quando a pessoa está fanatizada, fica aquém do bom senso.
Recebi em minha residência  um reikiano, um conhecido que não via há tempos. Levei-o a meu jardim para um diálogo mais agradável, pois fazia muito calor e tenho um lago artificial mui pequenino no jardim que refresca tudo ao redor... em pouco tempo ele estava a aplicar energia reiki nas minhas plantas, nos meus peixes ornamentais... Fiquei, confesso, chateada, mas não o incomodei, percebi que estava encantado com os peixes e com a simplicidade de tudo.
O irmão em questão está recuperando-se de uma série de problemas físicos e psicológicos, de duas cirurgias, da depressão, etc.
Os reikianos dizem que a energia doada não é deles, mas será que os espíritos de amor e caridade, que estão no plano superior irão usar uma pessoa adoentada para servir de canal? Claro que não!
A questão é a seguinte, reflitamos, será que as plantas de um verde vibrante, saudáveis e bem cuidadas como estão as do meu modesto jardim, precisam de energia reiki ou qualquer outra energia que precise de um canal humano? Não seria no caso, ele, o amigo em questão que precisava receber a boa energia delas? E no mais NÃO me lembro de te-lo pedido que aplicasse ENERGIA NENHUMA nem nos meus peixes japoneses nem nas minhas plantas. Pelo que me consta a natureza por si só já abençoa tudo e energiza naturalmente o que está ao seu redor.
E o mais curioso é que ele faz assim em todos os lugares que vai, sem contar que também tem o hábito de aplicar energia nas pessoas sem que elas pelo menos peçam, ele chega e faz! Com todo o respeito que devo ter a esse irmão, mas é um tal de desenhar símbolos no ar para tudo, fora de hora, em qualquer lugar, em qualquer momento, será preciso mesmo?
Meus irmãos, quando estamos doentes, estamos preparados para “doar” energia mental ou física a quem quer que seja?
Se algo não vai bem em nossas vidas, se estamos sofrendo, passando por momentos críticos, saindo de internações longas em hospitais, se estamos com depressão, se ainda nos lembramos dos fatos passados como se fossem presentes e os mesmos forem traumáticos, nos mantendo um tanto endurecidos, significa que é hora de repensar se o que fazemos com a nossa energia, doada ou canalizada, é legal ou  não, se esta ação não é um desperdício de energia.
Alguns estudos sérios nos mostram que para servir de canal ou mesmo ser aquele que doa a própria energia vital, é preciso uma harmonia em conjunto, psíquica e física.
O que a maioria de nós por causa da nossa vaidade e arrogância não possuímos.
Muitos desperdiçadores de energia vital desrespeitam a livre escolha dos outros, mesmo que seja com a maior das boas intenções.
É preciso respeitar, conhecer, educar-se, compreender, autoconhecer-se, controlar-se, disciplinar-se, amar-se, libertar-se e colocar-se à disposição sempre, esperando o pedido de ajuda e jamais interferindo na livre escolha do outro.
As perguntas são: será que ele (a) gostaria que eu fizesse isso?
Estou bem física e psicologicamente para fazer isso?
Tive a permissão para agir em benefício do meu semelhante? Ele (a) me autorizou?
São perguntinhas básicas, mas que não nos fazemos muitas das vezes, o que é lamentável.
Interferimos através do livre pensar e do livre agir na vida das criaturas, a questão é se esta interferência é benéfica ou não, se não estamos causando futuramente a nós mesmos, problemas diversos.

Reflitamos.

Muito axé!

Letícia Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.